Iron and Wine

No dia 1 de Novembro do ano passado, quem esteve no Teatro Tivoli em Lisboa, teve a oportunidade de presenciar um concerto único, perfeito, inesquecível. Falo de Iron and Wine. Naquela noite, Sam Beam acompanhado apenas da guitarra ofereceu-nos algo que ficará para sempre marcado em cada um dos presentes. Mas a memória é mais efémera para uns do que para outros por isso aqui ficam duas canções que ali foram partilhadas (sim, o que se passou foi uma partilha: Sam partilhou as suas canções e nós entegámo-nos a cada uma delas); uma nova (talvez ainda não na sua forma final, por isso) e um cover.

 

A primeira canção chama-se «Backwater Birds» que, como o próprio Beam explica, é sobre pessoas más: “In the United States a backwater it’s like a place where bad country people live… I don’t know if that makes sense to you but I definitely does to me”. Fechem os olhos enquanto se deixam levar para guitarra e as palavras.

O cover, «Love Vigilantes», é um original dos New Order e escolhi-o porque é uma canção que encerra em si uma montanha russa de emoções. A alegria de saber que se vai regressar a casa. O amor pela nossa família. E depois o sentimento de perda. De angústia. De dor. Triste, mas não menos bela por isso.